Os canavieiros e canavieiras de Pernambuco entram, hoje, no terceiro dia de greve. Eles reivindicam que sejam mantidos, na Convenção Coletiva de Trabalho, os direitos historicamente conquistados, que os patrões estão ameaçando retirar.


Os canavieiros e canavieiras de Pernambuco entram, hoje, no terceiro dia de greve. Eles reivindicam que sejam mantidos, na Convenção Coletiva de Trabalho, os direitos historicamente conquistados, que os patrões estão ameaçando retirar.

Los trabajadores de la caña de azúcar paralizaron sus labores al llamado de la Federación de Trabajadores, Trabajadoras, Asalariados y …

Após duríssima negociação apoiada pelos trabalhadores, os empregados do setor Agrícola da Usina Iracema, de Iracemápolis-SP, continuarão a receber as horas de percurso ao local de trabalho.

Os trabalhadores da Usina Iracema (Grupo São Martinho), de Iracemápolis-SP, rejeitaram nesta quinta-feira (13) uma nova proposta da empresa, para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho deste ano.

Trabalhadores do setor agrícola da Usina Iracema (Grupo São Martinho), de Iracemápolis-SP, recusaram a proposta apresentada pela empresa para excluir do Acordo Coletivo de Trabalho o pagamento das horas in itinere (tempo de percurso ao trabalho), conforme apregoa a “Reforma” Trabalhista.

Durante negociações salariais deste ano, a Usina Iracema (Grupo São Martinho), de Iracemápolis-SP, propôs deixar de pagar as horas “in itinere” (percurso) aos trabalhadores que se dirigem diretamente às frentes de trabalho.

Engenho paga R$ 7,26 a tonelada de cana cortada

Jovem nicaraguense recrutado para a safra no Engenho Taboga conta sua odisseia

As pessoas de corpos cansados, se cansaram dos maus-tratos e o sindicato mandou que parassem. Foi no dia 28 de fevereiro, no Engenho Taboga, propriedade da família do ex-presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz, Óscar Arias. Ali se corta e se mói cana, e “plantação adentro, as pessoas são sombras e nada mais”, como disse o poeta porto-riquenho.

A Federação de Empregados e Assalariados Rurais do Estado de São Paulo (Feraesp), filiada à UITA, realizou uma pesquisa em diversas empresas produtoras de açúcar que contam com certificação por praticarem comércio ético, porém descobriu uma enorme distância entre o que dizem ser e o que são de fato. A Rel falou com Alcimir Carmo, assessor da federação e um dos responsáveis pelo estudo.