Brasil | SINDICATOS | RURAIS

Sobre as recentes declarações do presidente Bolsonaro

Nota de Repúdio da CONTAR

Foto: Gerardo Iglesias | Rel UITA

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), entidade sindical de grau superior, vem a público REPUDIAR a manifestação do presidente Jair Bolsonaro que durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra (2020/2021) fez a seguinte afirmação: «o homem do campo é um exemplo de trabalhador brasileiro. Trabalham de segunda a domingo, por vezes, 24 horas por dia, e não reclamam de absolutamente nada».

A afirmação do presidente não reflete a realidade. Nós, trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros, não aceitamos jornadas exaustivas e condições degradantes calados.

A luta contra o trabalho escravo e pela promoção do trabalho digno no campo é prioritária para a nossa categoria e consta da nossa agenda desde o surgimento das primeiras entidades sindicais rurais.

Mais urna vez, o presidente demonstra não ter qualquer respeito a Constituição Federal, sobretudo ao princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

Demonstra também ter lado, que não é o da lei ou dos trabalhadores, mas sim o lado dos que defendem as piares formas de trabalho, principalmente, aqueles que de 1995 a 2017, escravizaram mais de 55 mil trabalhadores e trabalhadoras, dos quais 42 mil eram assalariados e assalariadas rurais.