Existem especulações sobre um possível fechamento da unidade de Limeira
Sindicato se reúne com ministro do Trabalho e aborda Citrosuco
Existem especulações sobre um possível fechamento da unidade de Limeira
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins de Limeira e região (STIAL) Artur Bueno Júnior se reuniu nesta terça-feira (23) em Brasília com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, para tratar da situação na unidade limeirense do grupo Citrosuco S/A – Agroindústria.
Devido ao atraso na manutenção e contratação de safristas, a unidade tem gerado especulações sobre um possível fechamento, e deixado os trabalhadores apreensivos com relação aos seus empregos.
“O Ministério tem cadeira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), e sua voz é ouvida quando as empresas necessitam de financiamento público. Queremos que o ministro exerça esta influência em defesa dos postos de trabalho da Citrosuco”, emendou Bueno.
Junto do sindicalista limeirense, estava o deputado Paulinho da Força (PDT), representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (CNTA) e Gerardo Iglesias da União Internacional de Trabalhadores na Alimentação (UITA). Manoel Dias prometeu entrar em contato com a direção da empresa já na próxima semana.
Ministério do Trabalho de Limeira
Na mesma reunião, o sindicalista discutiu com Manoel Dias os problemas no atendimento do Ministério em Limeira. Bueno pediu a convocação imediata de um substituto para atender no posto do município, que desde o início de abril está sem servidor federal.
A coordenadora Juliana Cypriano pediu afastamento de 6 meses por motivos de saúde, e serviços como homologações, recursos do seguro-desemprego e orientações trabalhistas agora estão sendo feitos apenas na Delegacia Regional do Trabalho, em Piracicaba.
Além de um substituto, Bueno entregou a Manoel Dias uma carta subscrita por mais 12 sindicatos limeirenses que também pedem a ampliação do número de funcionários do Ministério, e a instalação definitiva de uma delegacia regional no município.
“O ministro ficou abismado ao saber que Limeira, com 280 mil habitantes, não é sede de uma delegacia regional. Ele prometeu iniciar estudos imediatamente para que isto possa ocorrer”, apontou o presidente do STIAL.
Também nesta semana o prefeito Paulo Hadich (PSB) se reuniu com o ministro em Brasília e pediu seu apoio na questão do posto de atendimento em Limeira.
Durante a reunião com Manoel Dias, Bueno ainda pediu a interferência dele no relacionamento da gerência regional do Ministério do Trabalho de Piracicaba com sindicatos da região.
Artur Bueno Júnior e Manoel Dias (Foto: Renato Alves)
Foto: Fânio Gómes