SINDICATOS

Sindicato da Nestlé Macul assina acordo

10 por cento acima do IPC

Com Jorge de la Fuente
Sindicato da Nestlé Macul
assina acordo
10 por cento acima do IPC
20140716 JorgeDeLaFuente-610b
Foto: Darío Falero
Na sexta-feira passada, dia 4 de julho, o Sindicato N°4 dos Trabalhadores da Nestlé Macul chegou a um acordo com a empresa, que concedeu uma série de melhorias entra as quais se destaca o aumento salarial que supera em 10 por cento o IPC.
Em diálogo com A Rel, Jorge de la Fuente, representante da Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da Nestlé (Felatran), que esteve em contato direto com os trabalhadores do Sindicato N°4 da Nestlé Macul e acompanhou todo o processo de negociação coletiva, disse que o acordo foi altamente positivo.
 
“Apesar do caminho, percorrido durante negociação para chegar a este acordo, ter sido marcado por altos e baixos, finalmente no dia 4 de julho foi assinado um convênio de três anos que tem como principal conquista o aumento salarial de 10 por cento acima da inflação acumulada durante este período”, destacou o dirigente.
 
Segundo informou De la Fuente, várias cláusulas sociais também melhoraram substancialmente, e conseguiu-se um aumento do piso salarial, que era uma das principais reivindicações dos trabalhadores.
 
“Depois do período compreendido pelos bons ofícios, que foi de 5 dias, a empresa também concordou em pagar uma bonificação pelo fim do conflito em um total de 2.150 dólares, que será entregue no final do mês de julho”, informou.
 
O dirigente destacou o papel preponderante da Rel-UITA e da Felatran no andamento favorável da negociação com a transnacional.
 
“Transmito os agradecimentos dos trabalhadores da Nestlé Macul para a Secretaria Regional da UITA e para a Felatran.
 
O apoio recebido foi fundamental para conquistarmos esse acordo”, finalizou.