Com Genivaldo Barbosa da Silva
Setor de Serviços e Refeições Coletivas
Quando o trabalhador
maltrata os próprios trabalhadores
maltrata os próprios trabalhadores

Foto: Gerardo Iglesias
Genivaldo Barbosa da Silva é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Refeições Coletivas e Merenda Escolar do ABC paulista, com quem falamos sobre a problemática do setor e seus desafios.
-Em primeiro lugar, você pode definir qual é o âmbito de atuação territorial do Sindicato?
-É o ABC paulista, Região do Grande ABC, ou ABCD, é uma região industrial formada por sete municípios da Região Metropolitana de São Paulo: Santo André (A), São Bernardo do Campo (B), São Caetano do Sul (C), Diadema (D), Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
-Como vocês entraram em contato com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CONTAC)?
-Uma vez recebemos a visita do Siderlei (de Oliveira) em nossa sede sindical e desde então participamos de várias atividades aqui em São Paulo e em outras cidades do sul de nosso país.
-O Sindicato é filiado à CUT…
-É sim. E agora estamos em processo de nos filiarmos também à CONTAC, pois entendemos que se trata de uma organização muito ativa e com nexos internacionais muito interessantes para nós.
-Quais são as principais problemáticas registradas na atividade?
-Há uma série de situações conflitivas que se relacionam com o descumprimento do convênio coletivo. Em primeiro lugar, a negociação não é um processo fácil e depois sempre é necessário intensificar a luta para que as empresas cumpram com o que ficou estabelecido nos convênios.
Outro problema muito grave é que os trabalhadores e trabalhadoras que servem as refeições se queixam de serem maltratados e assediados moralmente pelos próprios usuários dos serviços, que agem de forma deplorável nos refeitórios coletivos das fábricas.
Muitos chegam a nos culpar pela quantidade e qualidade dos alimentos. Entretanto, estes alimentos são fornecidos pela empresa de refeições coletivas, ou seja, nós não temos nada que ver com isso.
-Como é a relação com a Sodexo?
-A relação é boa. A Sodexo é uma das empresas com mais funcionários, sendo também uma das principais empresas do ramo de serviços do ABC paulista.