O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Agropecuária denuncia à opinião pública uma nova morte de sindicalista
Comunicado da SINTRAINAGRO
Outro assassinato de um sindicalista do setor da cultura do dendê
A Junta Diretora Nacional do Sindicato de Trabalhadores da Indústria Agropecuária (SINTRAINAGRO) denunciou o assassinato, em 9 de maio, de Tomás Rodríguez Cantillo, do comitê operário e negociador da fazenda de produção de dendê Candelaria e Arrocera, da empresa Emma Perfecta Lacouture.
Este assassinato ocorre justo quando os trabalhadores reunidos no SINTRAINAGRO conduzem o processo de negociação coletiva para a sua pauta de reivindicações.
Evidencia-se, portanto, um golpe para os trabalhadores do setor da cultura do dendê do Madalena, mas também em nível nacional para todos os trabalhadores reunidos no SINTRAINAGRO e, internacionalmente, para todo o movimento sindical em geral.
Solicitamos que as autoridades responsáveis investiguem, julguem e punam os responsáveis por este crime que enluta a organização sindical e a família do trabalhador, para que este não seja mais um dos tantos casos impunes existentes no país.
O SINTRAINAGRO lamenta profundamente a perda deste valioso dirigente, considerado uma parte de nós, assim como expressa sua solidariedade aos companheiros e companheiras da secional Ciénaga, a seus familiares, amigos e, em geral, a todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor da cultura do dendê de Madalena.