Nova sede da CNTA e lançamento cartilha NR36
A CNTA irá inaugurar unidade em Petrópolis para estimular a mobilização local e participar diretamente de negociações com indústrias. Iniciativa atingirá 58,5 mil trabalhadores no estado.
Como parte da comemoração dos 25 anos da entidade, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), irá inaugurar, no próximo dia 25 de novembro, uma filial em Petrópolis (RJ).
O objetivo é fortalecer a organização da federação e dos sindicatos locais para estimular a mobilização dos trabalhadores da categoria e participar diretamente de negociações com o patronal.
Uma reunião com os empresários ligados às indústrias alimentícias do estado está prevista para o dia seguinte, às 10h, no Grande Hotel Petrópolis. A programação se estende até o dia 28, no hotel Royal Tulip (São Conrado/RJ), com o lançamento da Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico no estado e discussão de ação coletiva da categoria para fins de correção do FGTS no período de 1999 a 2013.
Atualmente, a CNTA representa 1,6 milhão de trabalhadores da categoria da Alimentação no país, sendo 58,5 mil localizados somente no RJ.
Representante da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, Agricultura, Hotelaria e Afins (UITA), Enildo Iglesias, estará presente no evento.
De acordo com Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA, a instalação da unidade da entidade no Rio de Janeiro é importante para estreitar o relacionamento da Confederação com trabalhadores e dirigentes sindicais, além de aprofundar negociações e discussões políticas, e desenvolver um trabalho efetivo com indústrias importantes como a Itaipava (bebida).
A CNTA já possui unidades em Limeira (SP), Porto Alegre (RS), Rondônia (RO) e sub-sede em São Paulo (SP).
“A partir desta inauguração, estaremos apoiando as entidades sindicais no fortalecimento das organizações em busca de melhorias para os trabalhadores. Evidentemente não iremos trabalhar só em Petrópolis, mas abranger todo o Rio de Janeiro. Esta localização foi escolhida por envolver uma forte indústria do setor de bebidas, no qual pretendemos desenvolver um trabalho próximo daquele que fizemos com o setor frigorífico, focando o combate aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.”, comenta Bueno.
Cartilha e correção do FGTS
Em visibilidade à comemoração do aniversário de 25 anos da CNTA, a entidade irá realizar, nos dias 27 e 28, evento comemorativo e de planejamento para o próximo ano.
Na ocasião, será lançada a Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico no estado, que contém a publicação da Norma Regulamentadora nº 36, publicada em abril de 2013.
O Brasil possui atualmente quase 400 mil trabalhadores no setor, sendo apenas no Rio de Janeiro 9,4 mil.
Também será realizado o VII Encontro dos Profissionais de Direito das Entidades Sindicais dos Trabalhadores da Categoria da Alimentação, que discutirá a possibilidade de reivindicar na Justiça a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação, no período de 1999 a 2013.
Entre as principais novidades para o próximo ano, a CNTA anuncia o complemento da organização das Secretarias Nacionais da Alimentação (criadas em 2012), a criação do departamento internacional da Confederação, o lançamento de campanha nacional de sindicalização, a criação de cursos de formação de dirigentes sindicais e o início da operação de trabalhos efetivos para o setor de bebidas, o segundo da categoria da Alimentação com maior número de casos de acidentes e doenças ocupacionais.
O setor possui quase 145 mil trabalhadores no país, com 15,5 mil profissionais localizados no Rio de Janeiro.