SINDICATOS

CONTAG destaca trabalho da UITA

Secretário Regional recebe o reconhecimento da Federação da Bahia em Brasília

Greve na VERACEL
CONTAG destaca trabalho da UITA

 

FETAG-BA LOGO-3-580

  

 

MOÇÃO DE AGRADECIMENTO
 
Moção de agradecimento à União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins pelo apoio prestado aos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Veracel Celulose S/A, durante o processo de negociação coletiva da categoria referente ao ano 2012/2013.
 
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia, entidade sindical de segundo grau, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 15.243.363/0001-25, com sede na Praça Conselheiro Almeida Couto, n.680, Nazaré, Salvador – Bahia, representante dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado da Bahia, apresenta a presente MOÇÃO DE AGRADECIMENTO à UNIÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO, AGRÍCOLAS, HOTÉIS, RESTAURANTES, TABACO E AFINS, aprovada à unanimidade durante o Conselho Deliberativo da entidade realizado em vinte e cinco de abril de dois mil e treze.
 
Justificativa
 
A construção do Acordo Coletivo de Trabalho entre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Veracel Celulose S/A referente ao período 2012/2013 vem se arrastando desde o vencimento da data base (01 de novembro de 2012). Isto porque, em que pese a Veracel Celulose S/A ter como sócias as duas líderes mundiais do setor, Fibria e Stora Enso, tem criado uma série de dificuldades para a conclusão da negociação coletiva, se recusando a negociar e tentando impor a sua vontade na mesa de negociação.
 
Diante disto, em dezoito de março de dois mil e treze, os trabalhadores e trabalhadoras empregados da Veracel Celulose S/A decidiram pelo exercício de um direito previsto na Constituição Federal de 1988, deflagrando movimento paredista e suspendendo totalmente as atividades da referida empresa.
 
Durante os cinco dias da greve, a intervenção da UNIÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO, AGRÍCOLAS, HOTÉIS, RESTAURANTES, TABACO E AFINS junto a Veracel Celulose S/A e, principalmente, junto a Fibria e a Stora Enso, deu caráter internacional ao movimento paredista, fortalecendo imensuravelmente a classe trabalhadora. Este importante apoio fez com que a Veracel Celulose S/A, após quatro dias de paralisação, modificasse a sua postura e retornasse ao processo de negociação, respeitando a vontade de centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais.
 
Num período em que as empresas se organizam transnacionalmente tem se tornado cada vez mais difícil para a organização dos trabalhadores e trabalhadores cumprir com sua função primordial, qual seja, a de equilibrar a relação trabalhista entre patrão e empregado.
 
O apoio incondicional da UITA à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Veracel Celulose S/A, em Eunápolis/BA, além de dar à greve uma repercussão internacional, garantiu ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais poder suficiente para exercer a sua função primordial de defender os direitos e interesses da categoria, viabilizando o acordo em curso, com conquistas estruturais para os empregados daquela empresa.
 
É inquestionável, portanto, que a articulação entre o MSTTR (Sindicatos, Federações e Confederação) e a UITA se constitui numa importante arma para o enfrentamento do capital transnacional, capaz de garantir a preservação dos direitos e a melhoria efetiva das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil.
  
Deste modo, agradecemos o apoio desta entidade, ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Eunápolis, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, e esperamos que essa articulação possa acontecer nas lutas futuras.
 
 
Salvador, 25 de abril de 2013.
 
Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia.

 

 

 

Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia