Secretário Regional recebe o reconhecimento da Federação da Bahia em Brasília
Greve na VERACEL
CONTAG destaca trabalho da UITA
![]()
MOÇÃO DE AGRADECIMENTO
Moção de agradecimento à União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins pelo apoio prestado aos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Veracel Celulose S/A, durante o processo de negociação coletiva da categoria referente ao ano 2012/2013.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia, entidade sindical de segundo grau, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 15.243.363/0001-25, com sede na Praça Conselheiro Almeida Couto, n.680, Nazaré, Salvador – Bahia, representante dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado da Bahia, apresenta a presente MOÇÃO DE AGRADECIMENTO à UNIÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO, AGRÍCOLAS, HOTÉIS, RESTAURANTES, TABACO E AFINS, aprovada à unanimidade durante o Conselho Deliberativo da entidade realizado em vinte e cinco de abril de dois mil e treze.
Justificativa
A construção do Acordo Coletivo de Trabalho entre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Veracel Celulose S/A referente ao período 2012/2013 vem se arrastando desde o vencimento da data base (01 de novembro de 2012). Isto porque, em que pese a Veracel Celulose S/A ter como sócias as duas líderes mundiais do setor, Fibria e Stora Enso, tem criado uma série de dificuldades para a conclusão da negociação coletiva, se recusando a negociar e tentando impor a sua vontade na mesa de negociação.
Diante disto, em dezoito de março de dois mil e treze, os trabalhadores e trabalhadoras empregados da Veracel Celulose S/A decidiram pelo exercício de um direito previsto na Constituição Federal de 1988, deflagrando movimento paredista e suspendendo totalmente as atividades da referida empresa.
Durante os cinco dias da greve, a intervenção da UNIÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO, AGRÍCOLAS, HOTÉIS, RESTAURANTES, TABACO E AFINS junto a Veracel Celulose S/A e, principalmente, junto a Fibria e a Stora Enso, deu caráter internacional ao movimento paredista, fortalecendo imensuravelmente a classe trabalhadora. Este importante apoio fez com que a Veracel Celulose S/A, após quatro dias de paralisação, modificasse a sua postura e retornasse ao processo de negociação, respeitando a vontade de centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Num período em que as empresas se organizam transnacionalmente tem se tornado cada vez mais difícil para a organização dos trabalhadores e trabalhadores cumprir com sua função primordial, qual seja, a de equilibrar a relação trabalhista entre patrão e empregado.
O apoio incondicional da UITA à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Veracel Celulose S/A, em Eunápolis/BA, além de dar à greve uma repercussão internacional, garantiu ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais poder suficiente para exercer a sua função primordial de defender os direitos e interesses da categoria, viabilizando o acordo em curso, com conquistas estruturais para os empregados daquela empresa.
É inquestionável, portanto, que a articulação entre o MSTTR (Sindicatos, Federações e Confederação) e a UITA se constitui numa importante arma para o enfrentamento do capital transnacional, capaz de garantir a preservação dos direitos e a melhoria efetiva das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil.
Deste modo, agradecemos o apoio desta entidade, ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Eunápolis, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, e esperamos que essa articulação possa acontecer nas lutas futuras.
Salvador, 25 de abril de 2013.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia.
|