SINDICATOS

Acordo na Veracel Celulose

Em 29 de abril passado, foi assinado o novo convênio coletivo para o período 2012 – 2013

Com Ailton Queiroz
Acordo na Veracel Celulose
Em 29 de abril passado, foi assinado o novo convênio coletivo para o período 2012 – 2013
Depois de os trabalhadores do viveiro de eucaliptos e os operadores de colheitadeiras mecânicas da Veracel Celulose S/A (Fibria e Stora Enso) terem declarado greve, em meados de março de 2013, paralisando totalmente suas atividades, o Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Eunápolis, no dia 29 de abril passado, representando os operários da fábrica dessa localidade do estado da Bahia, chegou finalmente a um acordo com a transnacional. Em diálogo com A Rel, Ailton Queiroz, presidente do STTR analisa e avalia o acordo.
“No dia 29 de abril, a Veracel Celulose, depois de analisar a proposta do Sindicato, aceitou todas as nossas condições, inclusive a exigência do pagamento retroativo do prêmio de produtividade”, assinalou Queiroz.

O reajuste salarial total chegou a 14,4 por cento, dividido em 7,4 de aumento salarial e 7 por cento de prêmio por produtividade.

“Além disso, também foram melhoradas as cláusulas sociais como a cesta básica, com um aumento de um pouco mais de 11 por cento, e o Auxilio Escolar que aumentou mais de 12 por cento, entre outros benefícios”, destacou o dirigente.

Para Queiroz apesar de não terem obtido todas as reivindicações com as quais haviam iniciado as negociações, o acordo foi positivo, já que a transnacional passou da posição de se negar completamente a negociar para a de assinar a proposta dos trabalhadores. 

 
“Não tenho dúvidas de que a intervenção da Rel-UITA durante o processo de negociação foi fundamental para que chegássemos a este resultado”, concluiu.

Veracel610b


Veracel610III