Pausa na indústria não é unanimidade
Apesar de a Norma Regulamentadora (NR) 17, de 1978, prever a concessão de pausas «nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores», funcionários de frigoríficos avícolas relatam dificuldades até mesmo para ir ao banheiro.

A expectativa, tanto de representantes das indústrias como dos trabalhadores, é que a situação melhore com a edição de uma norma específica para o setor frigorífico – a NR 36.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou consulta pública sobre o tema no segundo semestre do ano passado, formou comissão tripartite, mas a demora na publicação deve-se a conflitos de interesse, aposta Brandt. Segundo o presidente da CONTAC, Siderlei de Oliveira, que integra a comissão, a NR 36 deve sair até outubro, se as negociações com as indústrias avançarem.

Ilustración: Rel-UITA