Roca Sales e FTIA/RS
se reúne com deputados
O prefeito eleito, Nélio José Vuaden, conta que a empresa possuía 950 funcionários e hoje são apenas 340, um grande impacto para um município de apenas 10,3 mil habitantes. O setor de corte e processamento de aves foi fechado e a produção de embutidos diminuiu. “O município arrecada cerca de 10 por cento com a Seara e a possibilidade de fechamento nos preocupa”, conclui.
A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável é presidida pelo deputado Adilson Troca. O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana afirma que não consegue falar com a direção da empresa, apesar desta ser a segunda maior do município. “Gostaríamos de saber o que está acontecendo. Além das demissões, há notícias de que o maquinário também ‘está indo embora’”, lembra.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes de Roca Sales, André Dorst lamentou a falta de respeito com os trabalhadores. “Eles só querem pagar suas prestações e sua casa”, desabafa Dorst.
Arlete Beatriz Schmitz, do Sindicato da Alimentação de Caxias do Sul, com unidade também em seu município segue na mesma linha de Dorst lamentando o descaso com os trabalhadores.
O deputado Alexandre Lindenmeyer que sempre esteve ao lado da luta dos trabalhadores mais propôs a realização de audiência pública com a presença de representantes da empresa e BNDES para que expliquem o que está acontecendo realmente.
A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável é presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB). Na próxima reunião da Comissão, deve ser votado um requerimento de audiência pública, quando deverá ser chamada a direção do Grupo Marfrig e do BNDES, entre outros convidados. A previsão é que a audiência aconteça no dia 12 de dezembro deste ano.