No dia 25 de abril os avicultores com apoio do movimento sindical iniciaram a paralisação nas atividades da unidade de Forquilhinha da JBS/SEARA.
Avicultores paralisam atividades em prol de melhores remunerações
No dia 25 de abril por volta das 16 horas, os avicultores e avicultoras, com apoio do movimento sindical da região sul de Santa Catarina, iniciaram a paralisação nas atividades da unidade de Forquilhinha da JBS/SEARA.
Por volta das 19 horas, foi abatido, o ultimo frango que se encontrava na plataforma de abate. Os trabalhadores das linhas de produção ficaram sem trabalho até às 6 horas da manha, do dia de hoje.
As atividades somente voltaram ao normal, às 10 horas da manha. Isso porque, a Direção da JBS se comprometeu em apresentar uma proposta de melhoria de renda para os avicultores, nessa parceria, em reunião no próximo dia 7 de maio.
Os avicultores continuam mobilizados, e assembleia para organizarem as ações para a semana da reunião, ocorre no dia 03 de maio, na Sede do Sindicato da Alimentação, na cidade de Forquilhinha.
A união faz a força
A paralisação foi um marco na organização dos avicultores e avicultoras. Porque eles por decisão da sua organização, negaram-se ao fornecimento das aves, para essa unidade da JBS.
Alguns avicultores da unidade da JBS de Nova Veneza, também. A solidariedade dos trabalhadores dos frigoríficos da unidade de Forquilhinha, aos avicultores e avicultoras, foi outro fato emocionante nessa paralisação.
Segundo o comunicado pelo Sindicato de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (SINTIARC), houve momentos de cantarem juntos musicas da luta e de declarações, «estamos juntos».