Uma empresa sem ética, uma empresa sem limites
Este dossiê (2020) registra o trabalho jornalístico realizado pela UITA e suas filiadas representantes do setor frigorífico no Brasil. Em nossas publicações, revelamos diversos problemas sanitários surgidos na maioria das unidades da JBS no país, alertamos oportunamente para a propagação da pandemia nos frigoríficos, denunciamos a nula aplicação de protocolos de biossegurança em diversas fábricas e os abusos sistemáticos contra os trabalhadores. Realizamos entrevistas com diferentes atores políticos, entre os quais destacados promotores de justiça do Ministério Público do Trabalho (MPT), sempre alertas e engajados na fiscalização da segurança e saúde do ambiente de trabalho.
Esse compêndio deixa em evidência a arrogância e o autoritarismo da JBS, bem como seu desprezo por todas as iniciativas que promovam o diálogo e a busca por soluções.
«A JBS não pode parar«, diz o bolso cheio de dinheiro da transnacional. Que seus trabalhadores e trabalhadoras nos frigoríficos estejam aglomerados como gado nos currais, é parte de uma política segundo a qual a única coisa que importa é a saúde de seus lucros econômicos.
La carne más barata es la de los trabajadores
“El lucro no puede estar por encima de la vida de las personas”
Pelo fim das aglomerações
«A sociedade tem que estar consciente sobre o risco de contaminação»
Contac, CNTA e UITA pela preservaçao da vida dos trabalhadores e trabalhadoras
y de super explotación