e desafios
Amalia Antúnez
30 | 8 | 2024
A Rel UITA junto ao Comité Latino-americano de Mulheres (Clamu) e o Sindicato de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (SINTIACR) realizou nesta quinta-feira 29 em Forquilhinha (SC) o Seminário neoliberalismo, sindicatos e desafios.
A atividade, conduzida por Jaqueline Leite do Clamu analisou a globalização, o poder das grandes corporações, a ofensiva contra os direitos humanos e a necessidade de estar organizados e encontrar novos caminhos para enfrentar um modelo neoliberal, autoritário, excludente que promove a exploração extrema da classe trabalhadora e a destruição do planeta.
Em uma segunda fase, em dinâmica de grupos os participantes avaliaram o papel do Sindicato, e porque decidiram ser diretores sindicais.
Entre os principais desafios que os participantes detectaram está melhorar a comunicação entre o Sindicato e as bases, especialmente para que as novas gerações e os migrantes saibam que as conquistas e benefícios que elas têm hoje são o resultado da luta sindical.