As entidades pretendem também discutir de que forma é possível integrar as ações para enfrentar as graves violações de direitos humanos pelas que passa o setor.
O encontro marcará, ainda, a criação formal do da Federação Latino-americana dos Trabalhadores do Setor Açucareiro, entidade que articulará a atuação das entidades sindicais em todo o continente.
Outro tema central do encontro são os ataques à liberdade sindical no continente e definir estratégias de defesa. As entidades presentes reconhecem que a violência contra trabalhadores e trabalhadoras é comum em todos os países, assim como as tentativas de criminalização das entidades sindicais, de forma que é preciso lutar pelo respeito à liberdade sindical e pelo fortalecimento das negociações coletivas de trabalho.
O encontro é organizado pela Regional Latino-americana União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, Agricultura e Afins (Rel UITA) e pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Agropecuária (Sintrainagro) da Colômbia.