Polo Democrático Alternativo
Senador José Enrique Robledo:
“Cargill também adquiriu milhares de hectares ilegalmente”
A Brigard & Urrutia considera este caso um exemplo de êxito. Robledo apoia a ideia do Representante Wilson Arias de que o embaixador em Washington deve renunciar. Há provas legais para demonstrar que a Cargill adquiriu ilegalmente, pelo menos, 39.709 hectares de terras dos camponeses.
Com um esquema muito parecido ao do caso de Riopaila Castilla dirigido por Brigard & Urrutia, a transnacional norte-americana Cargill adquiriu em Vichada quase 40 mil hectares dos quais não podia se apropriar, porque são terras reservadas por lei para camponeses.
Para tentar ocultar que violava o artigo 72 da Lei 160 de 1994, a Cargill também constituiu 26 Sociedades por Ações Simplificadas (SAS), que compraram, pelo menos, 30 terrenos.
Esta operação ilegal foi organizada pela Cargill por meio do fundo Colômbia Black River, com sede em Delaware (paraíso fiscal), que aparece como o único acionista das 27 SAS. E todas elas têm como representante legal Juan Aquilino Pérez.
Os documentos inscritos na Câmara de Comércio de Bogotá, da mesma forma que os certificados de liberdade e tradição que repousam no Escritório de Instrumentos Públicos de Puerto Carreño (Vichada), demonstram de maneira irrefutável a ilegalidade das aquisições por parte da Cargill, porque sua origem são terrenos baldios do Estado escriturados para camponeses através dos planos de reforma agrária.
Na página web da firma Brigard & Urrutia, na parte dedicada ao advogado Francisco Uribe Noguera, o mesmo que orientou a Riopaila Castilla, se diz: “Casos de êxito: Black River Colômbia Agro, transação: projeto agroindustrial, 2011”, ano em que o principal acionista e cabeça da firma era Carlos Urrutia, atual embaixador da Colômbia em Washington.
O senador Jorge Enrique Robledo apoiou a ideia do Representante da Câmara Wilson Arias de que Carlos Urrutia, o embaixador da Colômbia em Washington, deve renunciar.
Constitui-se uma vergonha, concluiu o senador do Polo Democrático Alternativo, que Cargill, uma das maiores transnacionais agrícolas do mundo, venha à Colômbia para alavancar a estrangeirização das terras do país e a primeira coisa que faça seja violar a Constituição e a lei, para despojar das terras os camponeses.
Polo Democrático Alternativo
25 de junho de 2013