20130214 ddhh

    • Versión Español

Fri26072024

actualizado al04:35:02 PM GMT

Back dh Marfrig suspende atividades em Córdoba e Santa Fe
Marfrig suspende atividades em Córdoba e Santa Fe
Federación de la Carne
Argentina
FRIGORÍFICOS
Marfrig suspende atividades em Córdoba e Santa Fe
A Federação da Carne pede ao governo argentino que tome medidas
20140213 fantini-2-610
Alberto Fantini (Foto: Gerardo Iglesias)
Em um comunicado de imprensa, o grêmio manifesta um profundo mal-estar e a preocupação pela suspensão das atividades nos frigoríficos do grupo brasileiro Marfrig em Santa Fe e em Córdoba, prejudicando 1.000 trabalhadores
A Federação Gremial do Pessoal da Indústria da Carne e seus derivados, conduzida por Alberto Fantini, mostrou sua preocupação pela situação dos trabalhadores do grupo brasileiro Marfrig, que decidiu suspender as atividades em sua unidade frigorífica exportadora da localidade de Hughes, província de Santa Fe. A companhia tem ali uns 500 empregados, que terão agora uma garantia horária.
 
Fantini afirmou que "a notícia é lamentável, a garantia oferecida pela empresa significa que o salário do trabalhador sofrerá uma redução de, pelo menos, 30 por cento, portanto a empresa pagaria 70 por cento do salário básico durante este período. Ter uma redução salarial neste contexto econômico significa para cada família não chegar ao final do mês e, portanto, não poder cobrir as suas necessidades básicas. Em princípio, param por dois meses, mas ninguém nos garante que vencido o prazo, a atividade volte a sua normalidade.”.
 
Além da localidade de Hughes, também está paralisada a unidade Estancias del Sur, em Unquillo, província de Córdoba, onde há 500 funcionários nesta mesma situação. Fantini informou que o sindicato pediu ao chefe da Casa Civil, Jorge Capitanich, uma audiência para falar sobre a situação dos trabalhadores.  
 
Fantini também afirmou que “os trabalhadores não serão variável de ajuste de um grupo empresarial diante da atual situação gerada por esta conjuntura econômica.”.
 
Marfrig só mantém operativo um frigorífico em Villa Mercedes, San Luís. Este grupo brasileiro foi pelo mesmo caminho que outro grupo também de mesma nacionalidade, a JBS, que reduziu nos últimos anos os seus negócios na Argentina usando de argumentos muito parecidos. 
  
Rel-UITA
18 de fevereiro de 2014

Tradução: Luciana Gaffrée

Share |