20160429 cabezal pagina final

    • Versión Español

Thu27022025

actualizado al04:35:02 PM GMT

A NR36 será tema de análise na Argentina
Em Buenos Aires,
Argentina
SAÚDE
As condições de trabalho nos frigoríficos
A NR36 será tema de análise
na Argentina
Importante reunião com o Subsecretário de Relações Trabalhistas do Ministério do Trabalho da Argentina.
20140812 nr-1-610
José Alberto Fantini, Dr. Roberto Ruiz, Dr. Álvaro Ruiz y Leandro Terny (Foto: Nelson Godoy)
Após encontro com os dirigentes da Federação Gremial do Pessoal das Indústrias das Carnes, para discutir os aspectos mais importantes da Norma Regulamentadora 36 sobre as condições de trabalho no processamento das carnes, popularmente conhecida como a NR36, foi feita uma reunião no dia 11 de agosto passado, com o subsecretário de Relações Trabalhistas, Álvaro Daniel Ruiz, do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social.
O Dr. Roberto Ruiz, quem desempenhou um papel fundamental no processo de elaboração da NR36, e quem subscreve estas linhas, reunimo-nos com José Alberto Fantini e com Carlos Molinares, respectivamente o secretário geral e o secretário de organização da Federação. Contamos também com a presença de Claudio Blanch e Elbio Edgar Schaab, integrantes da Junta Diretiva Nacional.
 
Fantini e Molinares viajaram ao Brasil em várias oportunidades para conhecer o trabalho sindical de nossas filiadas no setor frigorífico, cujas empresas possuem um protagonismo crescente no mercado das carnes na Argentina. Ali tiveram oportunidade de se interiorizarem sobre os desafios e os alcances da NR36 e apresentar os pontos mais destacáveis da normativa argentina, sugerindo articular capacidades conjuntas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho em ambos os países.
  
Definiu-se primeiro encontro em outubro
 
Em reunião com o Ministério do Trabalho, fomos recebidos pelo subsecretário Álvaro Ruiz e pelo Dr. Leandro Terny, ambos muito próximos e conhecedores do trabalho da Federação.
 
Ficou definida a realização de um primeiro encontro em outubro em Buenos Aires, onde participarão as nossas filiadas e os representantes do Ministério do Trabalho do Brasil e da Argentina, e do Ministério Público do Trabalho do Brasil, com o propósito de trocarem experiências na gestão da saúde e da segurança na indústria frigorífica.
 
Ao terminar a reunião, foi entregue ao Dr. Álvaro Daniel Ruiz um exemplar do livro “Trabalhar e adoecer na agroindústria”, que recentemente foi lançado no Brasil, com o patrocínio da Rel-UITA, do Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia (SASK) e do Secretariado de Cooperação para o Desenvolvimento Sindical Internacional da LO-TCO da Suécia
 
20140812 nr-2-610
Foto: Nelson Godoy
  
Rel-UITA
19 de agosto de 2014

Tradução: Luciana Gaffrée

Share |