Na procura de melhores condições de trabalho
Encontro nacional dos
trabalhadores da Ambev
trabalhadores da Ambev
Na procura de melhores condições de trabalho

Foto: agrovale.com.br
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) realizará na próxima quarta (19/2) o 1° Encontro Nacional dos Trabalhadores da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), em São Paulo.
O objetivo do evento, que contará a participação de dirigentes de federações e sindicatos do setor, é avaliar as atuais condições de trabalho e elaborar uma pauta unificada de reivindicação.
O encontro deverá contar ainda com a presença de representantes de entidades internacionais de vários países, entre eles a Argentina.
O Brasil possui atualmente 144 mil trabalhadores no setor, sendo São Paulo o principal estado em número de trabalhadores, com 33 mil; seguido pelos estados do Rio de Janeiro (15 mil) e Pernambuco (11 mil).
A reivindicação de uma NR para o setor de bebidas está sendo discutida pelos trabalhadores, que lançarão no dia 20, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP), a Campanha Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais no Setor de Bebidas.
Aproveitarão para também divulgarem neste evento a pesquisa Perfil dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas do Brasil do Dieese.
Acidentes e Copa do Mundo
Segundo o presidente da CNTA e vice-presidente da FETIASP, Artur Bueno de Camargo, faz-se necessário um encontro específico com a Ambev antes do lançamento da campanha para o setor de bebidas.
“Este é um dos setores da categoria da Alimentação que mais tem causado acidentes e doenças ocupacionais, perdendo apenas para o setor frigorífico. O objetivo é trazer melhorias nas condições de trabalho e qualidade de vida aos trabalhadores, expostos a pressões de trabalho, a agentes químicos, à insalubridade, a mudanças bruscas de temperatura, a jornadas exaustivas, e a esforços repetitivos. As atividades variam entre produção de embalagens, rótulos, rolhas, engarrafamentos e produção de bebidas”, comenta.
Patrocinadora oficial da Copa do Mundo, a Ambev também integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev (AB-InBev).