SINDICATOS

Um encontro que superou as expectativas

Primeira Reunião do Comitê Executivo da Felatran

Com Melquíades de Araújo

Um encontro que superou as expectativas

Primeira Reunião do Comitê Executivo da Felatran

Entre os dias 7 e 8 de outubro próximo passado, a Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Nestlé (Felatran) realizou a primeira reunião de seu Comitê Executivo na sede da FETIASP em São Paulo. A Rel dialogou com Melquíades de Araújo, presidente de ambas as organizações, solicitando-lhe sua análise sobre este encontro que, sem dúvidas, é um exemplo para a integração dos trabalhadores na América Latina.

-Como você avalia esta primeira reunião do Comitê Executivo da Felatran?
-Foi excelente. Além da forte participação dos trabalhadores da Nestlé do Brasil, também estavam as delegações do Uruguai, da Argentina, do Chile, do Peru, do Panamá e da Nicarágua, o que fez com que a reunião fosse muito interativa e frutífera, principalmente do ponto de vista da experiência.
 
Além disso, tivemos a oportunidade de fazer com que os companheiros que participaram da reunião participassem de uma assembleia na fábrica da Nestlé em Caçapava (200 km do centro de São Paulo), e esta atividade também foi muito enriquecedora.
 
– Surgiram propostas para serem apresentadas na próxima reunião entre a companhia e a UITA em Vevey?
-Foram abordadas várias questões, que certamente encaminharemos a esta reunião, por exemplo, as grandes diferenças na política trabalhista da Nestlé na América Latina; o problema das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) que é o denominador comum em diferentes fábricas da região e o corte de benefícios implementado pela transnacional de forma unilateral aqui no Brasil.
 
– Quando vocês voltarão a se reunir?
-Ainda não definimos data, mas considerando que o encontro superou amplamente as expectativas, estabelecemos que o Comitê Executivo se reunirá uma vez por ano, seguramente antes da reunião anual entre a Nestlé e a nossa Internacional em Vevey, Suíça
  
araujo 20131021-610
Foto: Gerardo Iglesias